Foto: Ian Tâmbara (Diário)
Em dias de chuva, Rua Maranhão alaga e moradores reclamam da falta de escoamento
ATUALIZADA às 12h07min do dia 17 de janeiro de 2019. Ao contrário do que havia sido noticiado, a FZ Construções Comércio e Transporte Ltda não foi a vencedora do certame. A empresa disputa, ainda, o resultado da licitação com outras duas propostas, feitas pela Della Pasqua e pela Cotrel. A prefeitura analisa as propostas. A informação foi corrigida no texto.
Há 40 anos convivendo com alagamentos, a comunidade da Rua Maranhão, Bairro Pinheiro Machado, recebeu, nesta quarta-feira, uma boa notícia e que dá esperança de, enfim, o problema ser resolvido em definitivo. Nesta manhã, foram abertos os envelopes da licitação que vai definir a empresa que irá realizar as obras de saneamento. Na disputa, estão a FZ Construções Comércio e Transportes Ltda, a Della Pasqua e a Cotrel. Foi a primeira dessas que propôs o menor valor para a obra, cerca de R$ 1,3 milhão.
A partir de agora, a prefeitura vai finalizar o julgamento das propostas e anunciar a empresa vencedora. A obra será feita com recursos do Fundo Pró-Saneamento, que faz parte do convênio entre prefeitura e Corsan, o qual prevê que a companhia irá repassar parte de seu faturamento à prefeitura.
Vice-prefeito promete resolver alagamentos de Santa Maria em 2 anos
Devido às frequentes inundações no local, o empresário Valcir Nogueira, dono de uma loja na Rua Maranhão, teve a ideia de construir uma mureta de proteção em frente ao estabelecimento. Ele conta que a estrutura impede que boa parte da água entre na loja, mas que a medida ainda não é o suficiente.
- No começo, era só para proteger dos temporais mais fortes, mas, hoje, qualquer chuvinha já alaga tudo por aqui - afirma ele.
A ideia de Valcir inspirou o dono de uma loja vizinha, que aderiu ao "sistema" inventado pelo empresário e também construiu uma mureta.
O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sergio Cechin (PP), disse que a obra deverá começar ainda neste mês e que, no local, será feita a drenagem pluvial e instaladas caixas coletoras de água. Ele ressaltou, também, a importância sobre a responsabilidade e fiscalização da própria comunidade na prevenção de inundações.
- Já reunimos as equipes e secretarias para uma fiscalização mais eficiente - afirmou Cechin.
Depois das obras na Rua Maranhão e arredores, segundo o secretário, serão feitas obras semelhantes em outras vias da cidade que sofrem com alagamentos.
OUTRA RUAS
Após a obra, outros locais estão no cronograma da prefeitura para receber canalização e melhorias:
- Rua Rio Branco
- Vila Ecologia
- Rua Macapá
- Rua João Lino Pretto
- Rua Piauí
- Rua Belém
- Rua Rio Grande do Norte
- Rua Inspetor Goulart com Av. Borges de Medeiros
- Rua Fernandes Vieira
- Loteamento Presidente Vargas
- Residencial Alto da Colina
- Rua Oscar Henrique Zappe
- Bairro Tomazetti (diferentes ruas)